QUARTO INFANTIL MONTESSORIANO

DECORAÇÃO DE QUARTO INFANTIL INSPIRADO EM MONTESSORRI






Olá,  queridos e queridas! Demorei um tantinho mas retornei aos posts! E com todo o gás, quero retomar o post da Marisa, sobre Decoração de quartos para meninos e meninas

Hoje, venho trazer uma sugestão que importei do site Decorfacil.com , onde se fala sobre as camas montessorianas. 

Pra começar, apenas um breve descrição do método Montessori, para que vocês entendam o que ele faz aqui no mundo da decoração infantil.

Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori.
É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização deste, de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança (...) fonte 

Bem, acredito que vocês tenham percebido que trata-se de um método pedagógico que tornou-se uma tendência em estilo de decoração para os pequenos. Seu objetivo é trabalhar a independência e o conhecimento nos primeiros anos de vida, sendo que o foco principal dessa décor é a cama. 

Vejamos suas principais características:

"A cama montessoriana é um móvel adaptado para as crianças com características bem marcantes, como:
  • Dimensões mínimas que se adequam ao tamanho infantil;
  • Posicionada rente ao chão, por isso sua base é baixa;
  • Formatos animados, como casinhas e cabanas;
  • Enfeites lúdicos que aguçam a curiosidade da criança;
  • E por fim, complementos como prateleiras para livros e brinquedos acoplados na cama.
Ao longo do tempo, é possível sentir a diferença de um berço ou uma cama tradicional com esta substituição. Aos poucos a criança vai explorando o seu quarto montessoriano com as coisas que ficam ao seu alcance, como sair da cama sem a ajuda dos pais ou pegar algum acessório no momento que desejar."

Em outras palavras, a criança está sempre desenvolvendo conhecimento e fazendo descobertas dentro de seu próprio quarto, criando, assim, autonomia desde cedo e, ao longo dos anos, tornar-se-á um jovem independente e pró-ativo. 

E agora é hora de vermos as sugestões para esse tipo de decoração. Vamos lá?


geshabinteriores.com (pinterest)

lecivettesulcomo.com (pinterest)

(pinterest)

(pinterest)

bebeabril.com.br

elmenut.com (pinterest)

E então, o que acharam? Se meus bebês (hoje com mais de 20 anos!! rsrsrsrs) tivessem nascido agora eu adotaria esse método, com certeza! 

Beijos no coração!





Comentários

  1. Acho muito legal o quarto montessoriano, acho que realmente a criança deve aprender ficar mais independente desde cedo!

    ResponderExcluir
  2. vou tentar fazer um projeto assim, só falta comprar material eletrico zn amei a inspiração, ficou demais, parabéns pelo post top, recomendo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa posta - jantares e almoços

COMO FAZER ARRANJOS COM GALHOS

5 MESAS POSTAS LINDAS E FÁCEIS DE FAZER