OTIMIZAR ESPAÇOS

ORGANIZANDO A DOCUMENTAÇÃO DOMÉSTICA


Toda casa gera uma grande quantidade de papéis e é necessário sabermos como organizarmos estes documentos para não nos complicarmos. A quantidade e variedade de documentos de circulam em uma casa é muito grande, embora muitas vezes não nos damos conta disso.

Vejam alguns exemplos: 

Contas mensais /  Recibos /  Notas Fiscais e Garantia de produtos adquiridos / Apólices de Seguros (residencial e veículos) / Documentos para Imposto de Renda / Documentação de Imóveis / Documentos escolares / Exames e receitas médicas e de dentistas.


Para se manter tudo organizado é necessário primeiramente separar os documentos em pastas e identificá-los.



O segundo passo é fazer um índice, relacionando todas as pastas. A pasta Índice deve ser a pasta 1 do seu arquivo pois ela será sua bússola para encontrar todas as outras.



Supondo que o seu arquivo tivesse exatamente as pastas que eu exemplifiquei acima, então, a relação da pasta  Índice seria mais ou menos assim:



1- Índice
2- Contas mensais
3- Recibos
4- Notas Fiscais e Garantia de produtos adquiridos (*) Pasta móvel sala de jantar porta à direita
5-  Apólices de Seguros (residencial e veículos)
6- Documentos para Imposto de Renda
7- Documentação de Imóveis
8- Documentos escolares
9- Exames e receitas médicas e de dentistas


Para montar o arquivo podemos utilizar vários tipos de pastas. Para pouco volume a ideal é a pasta suspensa, pois é prática e permite que outras pastinhas sejam anexadas dentro da mesma pasta.


As pastas suspensas podem ser colocadas em pequenos suportes, ideais para uso doméstico, o que facilita bastante a organização dos documentos, concentrando todos em um único lugar.

Existem vários tipos de suporte. Você encontrará um que se adequará à sua necessidade.

Caso o arquivo seja mais volumoso, poderá ser acomodado em pastas de plástico largas. Não é necessário que estas pastas fiquem guardadas todas juntas num mesmo lugar, porém é fundamental  que  elas sejam etiquetadas e identificadas corretamente e o mais importante, na pasta Índice, na relação de pastas deverá constar sua localização. Veja a nota na relação de pastas acima (*).










UTILIZANDO ARAMADOS PARA OTIMIZAR ESPAÇO
                                                                                                                                           
Os aramados permitem  uma utilização mais eficiente do espaço, além de deixar sua casa  mais organizada e bonita. Podemos utilizar aramados nos armários ( nas portas, entre as prateleiras, quando existe uma espaço grande entre elas), também no lado de fora dos armários, nas paredes e em nichos entre armários .

Vejam abaixo algumas sugestões:









Além da organização que os aramados oferecem, eles também permitem que usemos a nossa criatividade dando um toque único a nossa casa.






GUARDANAPOS E TOALHAS DE MESA - COMO  GUARDÁ-LOS DE FORMA EFICIENTE

Os guardanapos, toalhas de mesa e ou jogos americanos são os itens (roupa) que temos em maior quantidade na cozinha e que utilizamos diariamente. Por essa razão, é necessário que eles estejam sempre muito bem organizados nas gavetas para facilitar esta demanda constante.

1- Guardanapos: Eles se dividem em: pano de prato, pano de mão e pano de pia e devido esta variedade de funções também devem ser guardados separadamente, pois nunca deverão ser misturados. 

Eu, separei os meus da seguinte forma: panos de prato sempre em tecido felpudo, pois são mais absorventes para enxugar as louças. Panos de mão podem ser em qualquer tecido e normalmente são mais vistosos e decorativos e ocupam um lugar de destaque. Panos de pia eu sempre compro toalhinhas quadradas felpudas  e de cores bem fortes, pois assim todos ficam diferentes entre si.

Após analisar, eu achei que a forma mais eficiente de guardar os guardanapos é em rolinhos, pois além de ficar visualmente prático para escolher, não bagunça a gaveta na hora de retirá-los.




2- Toalha de mesa e ou jogos americanos: Também sugiro que sejam guardados em rolinhos, pelo mesmo motivo dos guardanapos, porém nunca misturados, ou seja, uma gaveta para as toalhas e outra para os jogos americanos.










ORGANIZANDO TOALHAS NO BANHEIRO



Não tem onde guardar as toalhas limpas no banheiro? Aqui vai uma sugestão que alia praticidade com um toque decorativo:

Como organizar toalhas: Neste caso foi usado um suporte para vinhos, mas pense em outros tipos de suporte, encontrados em lojas de produtos para jardinagem, ou prateleiras que você mesma poderá fazer. Em baixo um baú,no qual também você poderá guardar as toalhas. Se tiver cestas que lembrem esses baús,você também poderá aproveitá-las para essa finalidade. Eu recebi duas desse tipo como cesta de Natal, hoje uso como baú para revistas na sala de TV. 




ORGANIZANDO EMBAIXO DA PIA DO BANHEIRO

Seguem algumas dicas sobre organização da pia do banheiro, de forma que fique mais funcional para o dia a dia.

Você poderá usar caixas organizadoras de plastico, cabides que colam, aramados e uma boa dose de criatividade e paciência. 





7 Super-Smart Ways to Organize Under the Sink:

bathroom under sink! I freed up so much space. I used a tension rod.  This doesn't lead to a link (just a picture) but the picture shows you what you need to do.:





















Créditos das imagens: http://www.abowlfulloflemons.net/
                                 http://blogof.francescomugnai.com



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