Você conhece bem suas panelas??



Qual a melhor panela pra usar?

Saiba as características da panela primeiro!


Olá, queridos e queridas! 

Hoje estou aqui para falar de algo que raras vezes damos a real importância: nossas panelas
Primeiro, esqueçam esse tal ditado "panela velha é que dá comida boa", no sentido literal e no figurado também, muito deselegante...
Segundo, nós somos aquilo que comemos, não é? 
Pois bem, as panelas têm participação nisso de fato: dependendo do material do qual é produzida, o mesmo poderá misturar-se ao alimento que preparamos. Por isso a necessidade de sabermos suas características e avaliarmos a que melhor se adéqua. 
Então vamos lá!

1 - Panelas de alumínio


São leves, resistentes, aquecem rapidamente e são as mais populares devido ao baixo custo. No entanto, essas panelas podem liberar alumínio nos alimentos, principalmente na combinação água fervente e sal. O acumulo desse produto no organismo pode ocasionar sérios problemas de saúde.Também não é aconselhável deixar alimentos armazenados nessas panelas, pois o sal também danifica o fundo delas.

2 - Panelas de inox


São bonitas (para quem gosta de tudo brilhando, são perfeitas!), tem alta durabilidade, fáceis de lavar e conservam a temperatura dos alimentos. Mas, com o tempo, podem escurecer, e nos primeiros dias de uso podem liberar níquel na comida, por isso, é importante fervê-la várias vezes antes de usá-la pela primeira vez.

3 - Panelas de ferro


Pela alta concentração de ferro que possui, é ideal para cozinhar qualquer tipo de alimento, ajudando a prevenir a anemia. É durável e mantém os alimentos aquecidos. 
Sua desvantagem está no fato de enferrujar com facilidade, além de ser pesada e pode alterar a cor e o sabor dos alimentos.

4 - Panela antiaderente


Essas panelas são as queridinhas de muitos, inclusive minhas! São práticas, bonitas, coloridas, fáceis de lavar. Como o alimento não gruda no fundo, pode-se usar menos óleo. 
Os cuidados que devemos ter é quanto ao primeiro uso:deve ser untada e aquecida porque nesse momento ela libera produtos nocivos à saúde; e também, usar utensílios de silicone (de preferência) pois a camada antiaderente pode ser facilmente riscada e ai, sim, teremos um problema quanto à liberação de resíduos nos alimentos. É um caso em que jamais devemos usar essa panela velha!

5 - Panela de vidro


São ótimas para o preparo de sopas, molhos e até frituras. Não passam nada para os alimentos mas são pesadas e frágeis, quebrando com facilidade.


6 - Panelas de cerâmica


São lindas, finas e saudáveis:não transferem nenhum produto para os alimentos.
Deve-se ter muito cuidado ao manuseá-las e armazená-las pois são sensíveis a quedas ou pancadas, podendo danificá-las. 

7 - Panelas de barro


São ideais para o preparo de carnes com molhos, peixes. Além de conservar o alimento aquecido por mais tempo, o sabor é incomparável. Aqui no Brasil, temos o Barreado, prato tipico do litoral do Paraná, a base de carne bovina, farinha de mandioca e temperos e a panela de barro é claro!
No entanto, elas são extremamente pesadas e os alimentos grudam com frequência.

8- Panelas de cobre

São bonitas, decorativas, ótimas condutoras de calor, aquecendo o alimento por igual. Mas são caras e além disso, podem liberar resíduos nos alimentos.


Bom, queridos, espero que tenha ajudado vocês a conhecerem essas amigas que estão sempre com vocês num dos melhores lugares da casa! 

Comentem, sua opinião é importante para nós!

Beijos nas panelas!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa posta - jantares e almoços

COMO FAZER ARRANJOS COM GALHOS

5 MESAS POSTAS LINDAS E FÁCEIS DE FAZER